Massa

Conceito de Massa

Em física, o termo massa designa a quantidade de matéria de um qualquer corpo, a qual é geralmente medida em gramas. É a massa de um corpo que determina a força exercida pelo seu campo gravitacional. Por exemplo, a Terra tem cerca de 80 vezes mais massa do que a Lua pelo que a força exercida pelo seu campo gravitacional é proporcionalmente maior. A massa pode ser considerada também como uma medida directa da oposição que um determinado corpo oferece à mudança no seu estado de movimento, ou seja, como uma medida da inércia.

A faixa de massas permitida pela natureza é extremamente grande e vai desde a massa de um electrão que é cerca de 9 x 10-34 gramas à massa de uma galáxia que pode chegar às 1011 massas solares.

Massa e Energia

Num artigo publicado em 1905 na “Annalen der Physik”, a principal revista alemã de física da altura, Einstein apresentava a mais famosa equação matemática da física: E=mc2, a qual estabelece uma equivalência entre massa (m) e energia (E). Segundo Einstein, e de acordo com a relação estabelecida por esta equação, existe a possibilidade de a matéria se converter em energia e vice-versa.

Massa vs Peso

Um aspecto importante que deve ser realçado é a confusão muitas vezes efectuada entre massa e peso. Enquanto a massa é uma medida de quantidade de matéria de um objecto, o peso é uma força que resulta da interacção gravitacional entre a massa desse objecto e um campo gravitacional no qual esteja localizado. Desta forma, a massa do objecto é parte integrante do cálculo do seu peso mas por si só não é suficiente para o explicar pois este depende também da intensidade do campo gravitacional em que o referido objecto se encontre. Por exemplo, uma pessoa com uma massa de 70 kg terá um peso (que pode ser medido em Newtons ou em kg força) muito superior junto à superfície da Terra do que aquele que teria junto à superfície da Lua. De facto, como na Terra, a aceleração da gravidade é, em média, 9.81m/s², enquanto na Lua esse valor cai para aproximadamente 1.64m/s², ou seja, é seis vezes menor, o peso dessa pessoa seria de 70×9.81 = 686.7 N enquanto na Lua seria de apenas 70×1.64 = 114.8 N.