E-Books

Literatura

 

A Divina Comédia

Autor: Dante Alighieri
Idioma: Português

Origem: dominiopublico.gov.br

 

A Divina Comédia (inicialmente chamada apenas Comédia; o termo Divina foi acrescentado na edição de 1555) é a grande obra prima de Dante Alighieri, que a terá iniciado por volta de 1307 e concluído pouco antes da sua morte em 1321.    continuar

 

A Divina Comédia
 

Apresentação do Livro

A Divina Comédia (inicialmente chamada apenas Comédia; o termo Divina foi acrescentado na edição de 1555) é a grande obra prima de Dante Alighieri, que a terá iniciado por volta de 1307 e concluído pouco antes da sua morte em 1321. Escrita em italiano, esta obra é um poema narrativo, rigorosamente simétrico (baseado no número três), que narra uma viagem do personagem (Dante) pelo Inferno, Purgatório e Paraíso, descrevendo cada etapa com grande detalhe. No inferno e no purgatório o personagem é guiado pelo poeta romano Virgílio e no paraíso por Beatriz, uma musa que surge em várias das suas obras.

O poema é escrito utilizando uma técnica original conhecida como terza rima, em que as estrofes de 10 sílabas, com 3 linhas cada, rimam na forma ABA, BCB, CDC, DED, etc, isto é, a linha centra de cada terceto rima com as duas linhas marginais do terceto seguinte, o que dá uma sensação de movimento ao poema.

A Divina Comédia é formada por três livros, cada um dos quais dividido em 33 cantos (excepto o livro Inferno que tem um canto a mais que serve como introdução a todo o poema), com aproximadamente 40 a 50 tercetos, que terminam com um verso isolado no final.


 

Trabalho Completo:
Obra completa (E-Book)