Gestão / Administração

Dissertações de Mestrado

 

Alocação Táctica de Activos
Reflexão Crítica sobre o Processo de Implementação

 

Autor: Luis Ferreira
Orientador: Ana Paula Serra

 

Mestrado em Finanças

Faculdade de Economia da Universidade do Porto
 

Se é autor de uma tese / dissertação de mestrado ou de doutoramento envie-nos para knoow.net@gmail.com e ajude-nos a enriquecer ainda mais o nosso site.

continuar

 

Alocação Táctica de Activos

Resumo

O presente trabalho aborda o tema da Alocação Táctica de Activos. Esta estratégia consiste na alteração dos pesos dos activos de uma carteira, de uma forma sistemática e de acordo com uma visão de mercado, de modo a obter um retorno superior com volatilidade igual ou inferior a um determinado “benchmark”. A relevância do tema está associada à previsibilidade de retornos, que se encontra, extensamente documentada e à necessidade de conseguir um processo de implementação prático e consistente com a
literatura e que permita acrescentar valor na gestão de uma carteira de activos face a um “benchmark”. O presente trabalho apresenta uma proposta de implementação de Alocação Táctica de Activos abordando todas as fases envolvidas no processo, compreendendo a previsão dos retornos dos activos e a construção do respectivo portfólio ditado pela estimação de retornos. Na previsão dos retornos dos activos é sugerida uma abordagem que agrega o trabalho de Larsen e Wozniak (1995) e Black-Litterman (1992). A construção do portfólio e a definição das posições activas segue a metodologia de Markowitz (1952) conjugada com o trabalho desenvolvido por Jorion (2003), para acautelar a situação da carteira ser avaliada relativamente a um “benchmark”. O processo de Alocação Táctica proposto apresenta resultados positivos, embora os testes de significância estatística à capacidade de “market timing” utilizados não se revelam conclusivos.

 

Palavras chave: Finanças, Master in Finance

 

Índice

1. Introdução

2. Enquandramento Teórico

2.1. Alocação Táctica de Activos

2.2. Previsibilidade dos Retornos
2.3. Optimização de Carteira

3. Metodologia de Implementação de Gestão Táctica

3.1. Dados

3.2. Passos na Implementação da Estratégia de Alocação Táctica

3.2.1. O Modelo de Previsão de Retornos

3.2.1.1. Apresentação
3.2.1.2. Dados e Modelo de Probabilidades

3.2.2. O Modelo Black-Litterman

3.2.3. Processo de Optimização

4. Resultados
5. Aspectos a Melhorar na Metodologia de Alocação Táctica utilizada
6. Conclusões

 

 

Trabalho completo