Gestão / Administração

Dissertações de Mestrado

 

Compreensão de representações organizacionais baseadas em abordagens BPM

 

Autor: Ana Cristina Vilela de Magalhães
Orientador:
João Álvaro Carvalho

 

Mestrado em Sistemas de Informação

Universidade do Minho
 

Se é autor de uma tese / dissertação de mestrado ou de doutoramento envie-nos para knoow.net@gmail.com e ajude-nos a enriquecer ainda mais o nosso site.

continuar

 

Compreensão de representações organizacionais baseadas em abordagens BPM

Resumo

Hoje em dia, as organizações estão inseridas em ambientes de grande competitividade, deparando-se com grandes desafios, aos quais, necessitam encontrar soluções. Para fazer face a esses desafios, as organizações necessitam de adoptar modelos de gestão baseados em processos. Nesse sentido, surge o Business Process Management que constitui o mais moderno e ambicioso esforço da técnica de software empresarial para abordar a automatização e optimização do funcionamento das empresas e organizações de toda a natureza, antes da necessidade de dotar-se de uma eficácia que permite sobreviver, prosperar e dar o adequado serviço no actual mundo de constantes mudanças. A finalidade de um sistema BPM é decompor a actividade global de uma empresa ou organização, num conjunto de processos, entidades de funcionamento relativamente independentes, que podem ser analisadas com detalhe e cujas acções repetidas podem ser automatizadas; tanto no que concerne aos sistemas, como às pessoas que intervém no mesmo, para optimizar tempos, oportunidades e custos; sem perder a capacidade de adaptação constante e rápida à mudança e conservar a coexistência de métodos seguros com a necessária flexibilidade para facilitar a intervenção activa e fundamental das pessoas e dos processos. O presente estudo visa demonstrar a necessidade de criação de modelos organizacionais no âmbito de abordagens BPM. Foi nossa intenção apreender as dificuldades na aplicação dos modelos e métodos que são sugeridos nas técnicas de modelação consideradas relevantes. O estudo pode ser considerado exploratório pois não procura validar relações de causalidade nem verificar uma teoria. Pretende-se identificar preocupações, dificuldades, hesitações na criação de modelos organizacionais (enterprise models, enterprise architectures, etc) no âmbito da aplicação de abordagens BPM.

 

Palavras chave: Business Process Management, Enterprise architecture, Modelo de sistemas viáveis, Cadeia de valor, Service oriented architecture, Organizational design, Indicated system models, Value chain

 

 

Trabalho completo