Gestão / Administração

Dissertações de Mestrado

 

Gestão e organização das forças de segurança
“a necessidade de um policiamento comunitário na sociedade angolana”

 

Autor: Alberto Paulo Bento Virgílio
Orientador:
Paulo Pereira de Almeid

 

Mestrado em Sociologia das Organizações, do Trabalho e do Emprego

ISCTE - IUL
 

Se é autor de uma tese / dissertação de mestrado ou de doutoramento envie-nos para knoow.net@gmail.com e ajude-nos a enriquecer ainda mais o nosso site.

continuar

 

Gestão e organização das forças de segurança

Resumo

A reorganização social da sociedade levou os governos a reverem as suas políticas de segurança. Consequentemente, tais políticas deram origens a várias reformas na área policial. Uma delas é precisamente a procura de formas suaves de resolução dos problemas que perturbem as sociedades, assim como a ordem pública e o bem-estar. O presente trabalho teve como objectivo analisar o actual modelo de policiamento da Polícia Nacional de Angola (PNA), numa fase em que a sociedade angolana, atenta as transformações do mundo dinâmico em que está inserida, cada vez mais se vai exigindo da mesma Polícia, um trabalho qualificado em prol da segurança comum. A partir da observação directa dos efectivos da Polícia nas ruas e nos comandos, procurou-se também compreender dos profissionais e da sociedade, acerca do trabalho dos efectivos da Polícia Nacional Angolana e do seu patrulhamento, de modo a concluirmos algo sobre a temática. Assim sendo pretende-se responder, com esta investigação, ao seguinte: a sociedade angolana está ou não preparada para uma policia menos militarizada?; Que tipo de politicas deve adoptar a PN A para atingir os seus objectivos?; As politicas de controlo e fiscalização dos actos dos efectivos do Comando-Geral da Polícia Nacional de Angola, será uma opção a considerar? Desta pesquisa concluímos que há uma necessidade do policiamento de proximidade na sociedade angolana, para a Polícia Nacional de Angola, alcançar com êxito os seus fins de promover a ordem pública e o bem-estar.

 

Palavras chave: Polícia de proximidade, Polícia Nacional de Angola, Ordem pública, Segurança pública, Sociedade, Confiança na polícia, Policy of proximity, National Policy of Angola, Public order, Public security, Society, Confidence in the policy

 

Índice

Resumo
Abstract
Resumen
Agradecimentos
Introdução

1. Situação de Angola

1.1. O Estado
2.2. A Segurança

2. A Polícia de Ordem Pública

2.1. Conceitualização da Polícia
2.2. Da Polícia Nacional de Angola e da sua Estrutura
2.3. Da Ordem Pública

3. Policiamento Comunitário

3. 1. Conceitualização
3. 2. Princípios do policiamento comunitário

4. Metodologia e Resultados da pesquisa

Conclusões

Anexos

Bibliografia

Bibliografia II (consultada e utilizada)

Legislação

Manuais

Revistas

Site e Internet

Curriculum Vitae

 

 

Trabalho completo

Capa Tese