Gestão / Administração

Dissertações de Mestrado

 

Institucionalização do modelo de gestão de resultados em uma empresa familiar uma contribuição para a motivação e êxito na empresa (CIPATEX)

 

Autor: Carlos Roberto Ferreira
Orientador:
José António Filipe

 

Mestrado em Gestão de Empresas

ISCTE - IUL
 

 

continuar

 

Institucionalização do modelo de gestão de resultados em uma empresa familiar uma contribuição para a motivação e êxito na empresa (CIPATEX)

Resumo

Este trabalho compreende um estudo de caso referente à institucionalização de um modelo de gestão de resultados, implementado na empresa familiar Cipatex Ltda. A dissertação é composta por 3 partes principais. Na primeira parte, é apresentada uma revisão teórica sobre a Teoria Institucional, focando a vertente da OIE (Velha Economia Institucional), pela qual debate-se a temática de sua utilização na aplicação do modelo de Burns and Scapens para a análise do processo de institucionalização de um modelo de gestão de resultados. Analisa-se, ainda, a dimensão institucional da transformação do hábito em rotina, da rotina em regra e da regra em institucionalização do modelo, qual o seu papel na gestão das empresas e a sua contribuição para a melhoria dos resultados. Na segunda parte, é realizada uma caracterização do Setor de calçados no Brasil e no mundo, com várias estatísticas a respeito desse mercado e ainda se faz uma caracterização da empresa Cipatex. A terceira e última parte compreende a análise do modelo a ser implementado, a definição da sistemática/metodologia (forma), a aplicação da pesquisa realizada, bem como a análise e discussão do estudo de caso, que permite conclusões sobre a adoção da Teoria Institucional, focada na OIE, em um modelo de gestão de resultados, dentro de uma empresa familiar, conduzindo-a à melhoria dos seus resultados.

 

Palavras chave: Teoria institucional, Modelo de gestão de resultados, Modelo de Burns and Scapens, Melhoria de resultados, Institutional theory, Burns and Scapens system, Results management model, Best results

 

Índice 

Resumo
Abstract
Agradecimentos
Lista de Siglas 
Índice

Introdução

1. Teoria Institucional 

1.1. Uma abordagem conceitual

1.2. Institucionalização do Modelo de Gestão de Resultados 

2. Caracterização do Setor de calçados no Brasil e no Mundo 

2.1. Mercado Interno

2.1.1. – Principais Pólos Industriais Brasileiros

2.2. Mercado Externo

3. Breve Caracterização da Empresa

3.1. Alguns traços gerais 
3.2. Caracterização 

4. O Modelo – Estudo de caso

4.1. Objetivo e metodologia 
4.2. Abordagem de pesquisa aos trabalhadores da Cipatex 

4.2.1. – Entrevistas 
4.2.2 – Análise de Documentos
4.2.3 – Pesquisa de Campo

4.3 A implementação do Modelo de Gestão de Resultados (MGR) na empresa Cipatex 

4.4 Análise e discussão do estudo de caso 

CONCLUSÃO 

BIBLIOGRAFIA

ANEXOS
 

 

Trabalho completo