Gestão / Administração

Dissertações de Mestrado

 

Integração de sistemas de avaliação de desempenho

 

Autor: Raquel Filipa Duarte Franco

Orientador: Generosa do Nascimento

 

Mestrado em Gestão

ISCTE - IUL
 

Se é autor de uma tese / dissertação de mestrado ou de doutoramento envie-nos para knoow.net@gmail.com e ajude-nos a enriquecer ainda mais o nosso site.

continuar

 

Integração de sistemas de avaliação de desempenho

Resumo

O presente trabalho insere-se num tema pertinente da actualidade: medição e subsequente avaliação da performance organizacional, devidamente desdobrada em avaliação de desempenho e respectivos sistemas de gestão de incentivos. O presente trabalho propõe a concepção e implementação do Balanced Scorecard (BSC) como instrumento de gestão e medição da performance nos níveis organizacional, departamental e individual numa empresa farmacêutica de genéricos. Deste modo, o projecto aplicado passa pela construção do BSC para cada um dos níveis anteriores, adoptando um departamento como piloto da experiência em causa. Por outro lado, a proposta estende-se ao sistema de avaliação de desempenho, o qual incorporará vertentes distintas, mas complementares entre si. Conclui-se que os principais entraves à implementação do presente trabalho abrangem a cultura organizacional existente e o número reduzido de colaboradores envolvidos. No entanto, o apoio da gestão de topo, aliado à motivação da equipa de projecto, constituem, juntamente com a possibilidade de implementação do trabalho, os seus grandes trunfos. O futuro passa pela definição de um sistema de gestão de incentivos integrado com o instrumento de performance organizacional e o modelo de avaliação de desempenho propostos no presente trabalho.

 

Palavras chave: Avaliação da performance organizacional, Balanced Scorecard (BSC), Evaluation of organization performance, Empresa sector farmacêutico, Pharmaceutical company

 

Índice

1 Introdução

2 Quadro Teórico

2.1 Conceitos

2.2 Tipos/estratégias de avaliação

3 Projecto de Intervenção

3.1 Análise da Indústria

3.2 Descrição da Empresa

3.3 Em Desenvolvimento

3.4 Expectativas

4 Propostas de Melhoria

4.1 Modelo de Gestão e Medição da Performance

4.2 Sistema de Avaliação de Desempenho

5 Conclusão

6 Bibliografia

7 Anexos

 

 

Trabalho Completo