Medicina / Ciências Médicas e da Saúde

Dissertações de Mestrado

 

Avaliação do conhecimento sobre VIH/SIDA dos doentes na consulta de Imunologia de CHP-HSA

 

Autor: Sílvia Margarida Pereira da Cunha
Orientador:  Isabel Maria Pereira A. Almeida, Carlos Vasconcelos

 

Mestrado Integrado em Medicina

Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salaza

Universidade do Porto
 

 

continuar

 

Avaliação do conhecimento sobre VIH/SIDA dos doentes na consulta de Imunologia de CHP-HSA

Resumo

INTRODUÇÃO: A educação e a prevenção parecem constituir o meio mais eficaz de controlar a transmissão do VIH/SIDA. È marcante a inexistência de trabalhos que avaliem o conhecimento acerca do VIH/SIDA dos doentes seropositivos. O presente estudo tem como objectivos avaliar esse conhecimento na população de doentes VIH positivos da consulta externa de Imunologia Clínica do Centro Hospitalar do Porto – Hospital de Santo António, e também caracterizar do ponto de vista demográfico essa população.
MÉTODOS: Foi aplicado o “HIV Knowledge Questionnaire”, constituído por 45 questões, a uma amostra de conveniência de 50 doentes seguidos na Consulta de Imunologia Clínica. Foi-lhe incluída uma secção de dados demográficos (sexo, idade, grau de escolaridade, profissão e estado civil).
RESULTADOS: Dos inquiridos, 66% eram do sexo masculino 34% do sexo feminino, com uma idade média de 43,3 anos. A maioria eram casados, representando 42% da amostra, e 52% tinha o 2º ciclo ou menos. 64% dos inquiridos encontravam-se empregados, 24%estavam desempregados e 12% reformados. A percentagem de respostas certas dos inquiridos ao questionário variou entre 40% e 96%, com uma média de 76%. Houve questões que obtiveram elevada percentagem de erro, relevando as áreas em que a carência de informação é maior. A comparação da média de respostas certas para diferentes níveis de escolaridade revelou uma diferença estatisticamente significativa (p <0,0001). Encontrou-se uma correlação moderada negativa (coeficiente de correlação de Pearson r=-0,39) entre a idade e a percentagem de respostas certas.
CONCLUSÕES: Embora na globalidade os doentes tenham revelado ter um conhecimento bastante razoável acerca do VIH/SIDA, certas questões ainda suscitam muitas dúvidas.È necessário um maior empenho por parte dos profissionais de saúde na educação dos doentes VIH positivos.

 

Palavras chave: VIH, SIDA, conhecimento, Consulta Imunologia Clínica, CHP-HSA, caracterização demográfica.
 

 

Trabalho completo