Medicina / Ciências Médicas e da Saúde

Dissertações de Mestrado

 

Tabaco e DPOC

 

Autor: Patrícia Alexandra Santos Costa Pinto
Orientador: Maria João Sena Esteves

 

Mestrado Integrado em Medicina - Medicina Comunitária

Faculdade de Medicina

Universidade do Porto
 

 

continuar

 

Tabaco e DPOC

Resumo

Introdução: A DPOC é uma doença caracterizada por limitação crónica dos débitos respiratórios, não completamente reversível, acompanhada por dificuldade respiratória, tosse e aumento da produção de expectoração. Tem como principal factor de risco o fumo do tabaco. Grande parte dos doentes com DPOC são fumadores, contudo, apenas uma pequena porção dos fumadores desenvolverem esta patologia. Perceber as razões e, a partir da informação encontrada, apontar estratégias a aplicar em cuidados de saúde primária que previnam ou atrasem o seu desenvolvimento é o objectivo desta revisão.
Métodos: Foi realizada uma pesquisa na Pubmed entre 1 de Janeiro de 2007 e 31 de Janeiro de 2010, em inglês, português e espanhol, utilizando as palavras-chave COPD Smoking, Tabaco, Cigarrettes. Foram consultadas ainda algumas páginas on-line (GOLD, WHO, para que não lhe falte o ar e o portal de saúde do ministério da saúde).
Conclusão: O tabaco é um elemento chave no desenvolvimento desta patologia, tirando partido de algumas pequenas alterações individuais ou da capacidade de resposta do organismo para desenvolver doença. Um dos principais mecanismos associados a esta situação prende-se com a capacidade de cada indivíduo montar uma resposta anti-inflamatória/ anti-oxidante capaz de fazer frente, ou não, ao fumo do tabaco. Outro mecanismo cuja associação está provada passa pela deficiência da α1- AT, que aumenta a susceptibilidade, sobretudo em indivíduos fumadores. O envelhecimento da população, associado à perda da elasticidade pulmonar é outro dos mecanismos apontados. Existem muitas outras alterações orgânicas, fisiológicas ou genéticas associadas ao desenvolvimento da DPOC, tendo como motor importante o fumo do tabaco. Pelo que, se conclui, que a grande medida a implementar na prevenção ou atraso do desenvolvimento desta patologia passe pelo incentivo à cessação tabágica ocupando os cuidados de saúde primários um lugar privilegiado na sua concretização.

 

Palavras chave: DPOC, fumar, tabaco, cigarros.

 

Índice

ABREVIATURAS E SIGLAS

INTRODUÇÃO

1. Epidemiologia da DPOC no Mundo e em Portugal
2. Epidemiologia do Tabaco no Mundo e em Portugal
3. Objectivos

MÉTODOS

CORPO DE REVISÃO

1. Tabaco associado a outros factores no desenvolvimento de DPOC

1.1- Deficiência da α1-Anti-tripsina (α1-AT)
1.2- Propensão genética e susceptibilidade em fumadores para DPOC
1.3- Metaloproteinases (MMPs)
1.4- Imunidade adquirida
1.5- Stress oxidativo
1.6- TNF – α
1.7- MUC5AC
1.8- Envelhecimento pulmonar acelerado
1.9- Composição do Tabaco

2. Cessação Tabágica

CONCLUSÃO

AGRADECIMENTOS
BIBLIOGRAFIA
 

 

Trabalho completo