Psicologia

Dissertações de Mestrado

 

Cumprimento do contrato psicológico e atitudes
O papel moderador da segurança de emprego e da empregabilidade

 

Autor: João Ricardo Pinheiro da Silva
Orientador: Maria José Chambel

 

Mestrado em Psicologia

Secção de Psicologia de Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações

Universidade de Lisboa
 

Se é autor de uma tese / dissertação de mestrado ou de doutoramento envie-nos para knoow.net@gmail.com e ajude-nos a enriquecer ainda mais o nosso site.

continuar

 

Cumprimento do contrato psicológico e atitudes

Resumo

O presente estudo procurou conhecer os efeitos do cumprimento do contrato psicológico relacional e balanceado nas atitudes dos empregados, especificamente, na satisfação e implicação organizacional. Adicionalmente, analisou-se o papel moderador da percepção de segurança de emprego e de empregabilidade nesta relação. Numa amostra constituída por 128 empregados do escritório de Lisboa de uma multinacional, o cumprimento dos dois tipos de contratos psicológicos teve um efeito positivo na satisfação e implicação dos empregados. A percepção de segurança de emprego amplificou significativamente a relação entre o cumprimento do contrato psicológico relacional e a implicação organizacional, não tendo o mesmo efeito na satisfação. Adicionalmente, a percepção de empregabilidade não teve um efeito significativo na relação entre o cumprimento do contrato psicológico balanceado e a satisfação e implicação. Este último resultado sugere que, para o contrato psicológico balanceado, a empregabilidade percepcionada pelos empregados pode ter duas consequências opostas: ser um factor base para a continuidade deste tipo de relação e ao mesmo tempo ser um factor que favorece a saída dos empregados por estes adquirirem competências com valia no mercado de trabalho.

 

Palavras chave: Psicologia dos recursos humanos, Contrato psicológico, Segurança do emprego, Empregabilidade, Teses de mestrado

 

Índice

Introdução 

Enquadramento Teórico 

O Contrato Psicológico 

Cumprimento do contrato psicológico 

Efeito Amplificador da Segurança de Emprego e Empregabilidade

Método

Participantes

Procedimento

Instrumento

Validação das medidas

Resultados

Discussão 

Bibliografia

Anexo

 

 

Trabalho completo