Psicologia

Dissertações de Mestrado

 

Expatriação em recém-licenciados
Um trajecto profissional aproveitado ou ambicionado?:projecto de investigação sobre atitudes culturais e âncoras de carreira

 

Autor: José Ricardo da Silva Bramão dos Santos Tomás
Orientador: Manuel Rafael

 

Mestrado em Psicologia

Secção de Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações

Universidade de Lisboa
 

Se é autor de uma tese / dissertação de mestrado ou de doutoramento envie-nos para knoow.net@gmail.com e ajude-nos a enriquecer ainda mais o nosso site.

continuar

 

Expatriação em recém-licenciados

Resumo

Com o presente estudo pretende-se investigar um fenómeno cada vez mais decorrente da globalização, o processo de expatriação, derivado da necessidade da expansão a nível internacional das empresas. A investigação incide essencialmente em jovens recém-licenciados e no modo como valorizam e diferenciam as atitudes culturais e âncoras de carreira. Numa primeira fase, foi entregue um questionário sobre atitudes culturais (traduzido e adaptado para este estudo, do original de G. Hofstede, 1984) e um Inventário de orientação de carreira (tradução para português do original de E. Schein, 1990) a uma amostra-piloto constituída por 51 sujeitos, com o objectivo de verificar a precisão dos itens e a consistência interna das suas dimensões para poderem ser aplicados posteriormente num projecto de investigação. A análise quantitativa dos dados conduziu à reformulação de alguns dos itens dos questionários de forma a permitir a sua utilização posterior no projecto de investigação. Numa segunda fase, pretende comparar-se numa organização, um grupo de colaboradores recémlicenciados a um grupo de colaboradores com uma ligação mínima de 5 anos à empresa, prevendo-se uma valorização diferente das várias dimensões, de acordo com as hipóteses, que de modo mais específico, se traduz numa sobrevalorização das âncoras de carreira, desafio e estilo de vida e numa forte afirmação da pessoa e tendência para um baixo evitamento da incerteza, a nível de atitudes culturais por parte dos colaboradores recém licenciados, estando mais aptos para um desafio de expatriação.

 

Palavras chave: Expatriação, Desenvolvimento das carreiras, Transição escola/trabalho, Teses de mestrado

 

Índice

Resumo
Abstract

Introdução

1. Enquadramento Teórico

1.1 Globalização: a razão da expatriação
1.2 Fenómeno da Expatriação e do Expatriado
1.3 Hofstede e as Dimensões Culturais
1.4 Schein e as Âncoras de Carreira
1.5 Expatriação nos jovens recém-licenciados

2. Metodologia

2.1 Participantes

2.1.1. Amostra do estudo piloto
2.1.2. Amostra do projecto de investigação

2.2 Instrumentos

2.2.1. Questionário sobre Atitudes Culturais
2.2.2. Inventário de Orientação de Carreira

2.3 Procedimento

2.3.1. Estudo Piloto

2.3.2. Projecto de Investigação

3. Resultados

3.1 Estudo Piloto
3.2 Projecto de Investigação

4. Discussão

Referências Bibliográficas 

 

 

Trabalho completo