Psicologia

Dissertações de Mestrado

 

Relação entre o suporte organizacional e a satisfação com o trabalho
O papel mediador da facilitação trabalho-família

 

Autor: Ana Patrícia Pimenta Dias
Orientador: Alexandra Marques Pinto

 

Mestrado em Psicologia

Secção de Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações

Universidade de Lisboa
 

Se é autor de uma tese / dissertação de mestrado ou de doutoramento envie-nos para knoow.net@gmail.com e ajude-nos a enriquecer ainda mais o nosso site.

continuar

 

Relação entre o suporte organizacional e a satisfação com o trabalho

Resumo

A presente investigação foi realizada com o intuito de explorar o lado positivo da interface trabalho - família, analisando o seu potencial efeito mediador na relação entre o suporte organizacional, relativamente à utilização dos benefícios trabalho família, e a satisfação com o trabalho. Os dados foram recolhidos, através de um questionário, junto de uma amostra constituída por 171 casais (N = 342), casados ou a viver maritalmente, em que ambos os membros do casal desempenhavam uma actividade profissional. Os resultados obtidos indicaram que as percepções de suporte organizacional se correlacionam de forma positiva e significativa com a satisfação que os colaboradores sentem em relação ao seu trabalho. As análises estatísticas realizadas permitiram ainda constatar que a facilitação trabalho família desempenha um papel mediador na relação entre o suporte organizacional e a satisfação com o trabalho. Apesar da mediação ser apenas parcial, os resultados sugerem que, para as organizações que pretendem promover a satisfação dos seus colaboradores no contexto de trabalho, é necessário desenvolver, disponibilizar e criar um ambiente que suporte a utilização de benefícios trabalho família, que realmente facilitem a conciliação dos papéis profissionais e familiares.

 

Palavras chave: Psicologia dos recursos humanos, Família, Satisfação profissional, Teses de mestrado

 

Índice 

1. Resumo 

2. Introdução 

2.1. Facilitação Trabalho – Família 
2.2. O Suporte Organizacional e a Satisfação com o Trabalho
2.3. O Efeito Mediador da Facilitação Trabalho – Família na Relação entre o Suporte Organizacional e a Satisfação com o Trabalho 

3. Método

3.1. Participantes
3.2. Procedimento
3.3. Instrumentos

4. Resultados

4.1. Estatísticas Descritivas e Coeficientes de Correlação
4.2. Coeficientes de Regressão: Análise das Hipóteses 

5. Discussão

5.1. Limitações
5.2. Implicações para a Prática Organizacional

6. Referências Bibliográficas

Anexo

 

 

Tese

Anexo