Estou aqui: Início » Religiões » Igreja Católica

Religiões

Religião Católica

Igreja Católica

Autor: Equipa knoow.net

Data de criação: 14/03/2008; Revisão: 02/01/2015

Contributos: Este verbete não recebeu quaisquer contributos. Se é especialista nesta matéria e acha que pode melhorar esta página contacte-nos para o nosso mail: knoow.net@gmail.com.

Resumo: Apresentação da Igreja Católica...

Palavras chave:  religião, igreja católica

 

Apresentação da Igreja Católica

A Igreja Católica é antes de mais uma Igreja Cristã, isto é, uma igreja se fundamenta nos ensinamentos transmitidos por Jesus Cristo e revelados na Bíblia, em especial no Novo Testamento. É também uma religião 'monoteísta', isto é, uma religião que professa a fé no Deus Único. Por último, caracteriza-se por um conjunto de doutrinas, ritos e práticas estabelecidas pela hierarquia da Igreja desde a sua fundação.

A Religião Católica inclui, além da Igreja Católica Romana (que segue o Rito Latino usado no Ocidente), mais de uma vintena de Igrejas Orientais (que seguem Ritos diferentes do Latino), onde se inclui a Igreja Católica Maronita, Católica Melquita, Católica Siríaca, Católica Bizantina. Apesar dos seus ritos diferentes, geralmente ligados aos costumes e culturas de cada região, todas estas Igrejas estão de acordo com a Doutrina Católica Romana e são lideradas pelo Papa, Bispo de Roma e considerado como o sucessor de Pedro, o chefe dos Apóstolos.

 

Revelação e Tradição

Revelação: tal como o próprio nome indica, a Revelação é a Doutrina revelada por Deus, isto é, não foi uma doutrina construída pela mente humana através de estudos, constatações ou filosofias. Ensinamentos e palavras de Jesus Cristo, revelados através das Sagradas Escrituras, tais como o perdoar os inimigos, os sete sacramentos, ou a presença real de Jesus no Pão Eucarístico estão, de acordo com a Igreja, para além da capacidade de construção mental do Homem. A Doutrina Católica é, assim, uma Doutrina Revelada por Deus, não podendo ser modificada pelo Homem.

Tradição: apesar de ser de alguma forma uma 'Revelação', distingue-se desta porque foi acontecendo ao longo dos séculos, após a Revelação transmitida por Jesus Cristo e pelos Apóstolos nas Sagradas Escrituras. Os Dogmas da Fé, a organização da Igreja em Dioceses e Paróquias, as Ordens Religiosas, a catequese, a Doutrina Social da Igreja, entre outros, são o resultado de grande movimentações dos católicos ou da inspiração de santos, líderes e 'Doutores da Igreja'.

 

Procure outros termos na nossa enciclopédia