Ciências da Educação

Dissertações de Mestrado

 

O topos da "doença" nos universos poéticos de Georges Rodenbach (1855-1898) e António Nobre (1867-1900)

 

Autor: Ana Cristina Ferreira Pouseiro
Orientador: Paula Mendes Coelho

 

Mestrado em Estudos Francófonos

Universidade Aberta
 

Se é autor de uma tese / dissertação de mestrado ou de doutoramento envie-nos para knoow.net@gmail.com e ajude-nos a enriquecer ainda mais o nosso site.

continuar

 

O topos da "doença" nos universos poéticos de Georges Rodenbach (1855-1898) e António Nobre (1867-1900)

Resumo

Os universos poéticos de Georges Rodenbach e de António Nobre apresentam pontos convergentes e divergentes, tanto ao nível da forma como ao nível dos temas. Este trabalho centra-se particularmente na análise do topos da doença, tendo em conta a especificidade de cada um destes autores, a forma como a doença é representada em cada um deles, tendo em conta o meio em que vivem e no qual se movem, sobretudo o contexto finissecular em que as suas obras apareceram. Tentou-se, em suma, analisar a forma como o topos da doença se manifesta nas suas obras poéticas, em consonância com uma escrita, uma estética e um imaginário bem distintos que acabam, no final deste percurso, por associar indubitavelmente os nomes do autor belga e do autor português aqui convocados.

 

Palavras chave: Decadência/Decadentismo, Simbolismo francês, Simbolismo belga, Literatura Comparada, Doença, Espaço interior e exterior.
 

 

Trabalho completo